MBA em Controle e Gestão das Entidades do Terceiro Setor
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Investimento


» 1 + 20 de R$ 460,00

» DESCONTO ESPECIAL PARA CONTADORES ATIVOS E REGULARES JUNTO AO CRC - R$ 70,00 na mensalidade

» DESCONTO PARA DEMAIS PROFISSIONAIS INSCRITOS EM SEUS RESPECTIVOS ORGÃOS DE CLASSE - R$ 40,00 na mensalidade


Forma de Pagamento


» Boleto Bancário


Realizar Inscrição



Características do Curso


» Especialização: Latu Sensu

» Modalidade: Presencial

» Formato: MBA

» Estrutura: Modular (3 módulos)

» Mercado-alvo: Contadores e demais profissionais da área das ciências sociais e aplicadas, membros de carreiras jurídicas, gestores de entidades e outros profissionais de nível superior

» Projeto atualizado pela FBC

» Produção de conteúdo customizados

» Duração aproximada: 18 a 22 meses

» Carga Horária: 384 horas

» Início: Maio/2017


Proposta do Curso


Público Alvo

O curso é dirigido aos Bacharéis em Ciências Contábeis e aos demais egressos dos cursos da área das Ciências Sociais Aplicadas, membros de carreiras jurídicas, gestores de entidades sem finalidade de lucro e outros profissionais de nível superior que atuem ou que pretendem atuar na gestão, contabilidade, auditoria e consultoria voltadas às organizações do terceiro setor e que estejam buscando qualificação em nível de gestão e controle no âmbito das tais entidades.


Objetivo Geral

Capacitar os participantes oriundos da área da contabilidade e afins, na gestão e controle das entidades de interesse social, contribuindo para o desenvolvimento, sustentabilidade e cumprimento das missões dessas organizações.


Objetivo Específico

» Disseminar a conscientização para atuação profissional junto ao terceiro setor;

» Qualificar e capacitar os participantes para a gestão e controle das entidades sem finalidade de lucro;

» Estimular a conscientização do papel socioambiental do gestor no terceiro setor, no que se refere ao controle, gestão e prestação de contas das entidades;

» Incentivar a iniciação à pesquisa em contabilidade e gestão do terceiro setor;

» Contribuir para a melhoria da qualificação dos gestores que atual e que pretendem atuar nas entidades do terceiro setor.


Justificativa

As instituições de interesse socioambiental vêm se tornando cada vez mais representativas e relevantes no atual contexto mundial, e carecem, no entanto, de instrumentos e tecnologias de gestão e controle que possibilitem sua manutenção, viabilidade, crescimento e desenvolvimento sustentável.

Essas instituições são representadas principalmente por fundações, associações, organizações da sociedade civil (OSCs), clubes de serviços, agências de fomento e outras iniciativas de interesse social.


Grade Curricular


Módulo 1: Gestão Aplicada

» 1.Entidades do Terceiro Setor

» 2.Gestão de Políticas Públicas para o Terceiro Setor

» 3.Gestão de Pessoas e Voluntariado no Terceiro Setor

» 4.Gestão Estratégica e Governança no Terceiro Setor

» 5.Gestão Financeira e Orçamentária no Terceiro Setor

» 6.Gestão de Projetos e Captação de Recursos no Terceiro Setor

» 7.Metodologia da Pesquisa I


Módulo 2: Legislação & Contabilidade

» 8.Legislação Aplicadas às Entidades do Terceiro Setor

» 9.Regime Tributário Aplicado às Entidades do Terceiro Setor

» 10.Contabilidade Aplicada às Entidades do Terceiro Setor

» 11.Prestação de Contas


Módulo 3: Auditoria & Controladoria


» 12.Auditoria Operacional e Contábil em Entidades do Terceiro Setor

» 13.Ética e Responsabilidade Socioambiental

» 14.Controladoria

» 15.Seminários e Formação Profissional

» 16.Metodologia da Pesquisa II

» 17.Trabalho de Concluão de Curso - TCC


Ementa


Disciplina 1: ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR (24 h/a)

Professor: RODRIGO VAZ GOMES BASTOS

Ementa: Terceiro Setor: conceito, evolução histórica, princípios, posição estratégica e contexto socioeconômico; direito associativo e fundacional; previsão constitucional e legal e tipologia de constituição e de funcionamento das pessoas jurídicas, formas de registro e estatuto; estrutura de poder das organizações; responsabilidade civil, administrativa e criminal; regime de prestação de serviços, contrato de emprego; contrato de prestação de serviços e serviços voluntários; parcerias do Estado com as Organizações da Sociedade Civil; Títulos e Certificações; Remuneração de Dirigentes; Exercício de atividade econômica e Social pelas Organizações.


Disciplina 2: GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O TERCEIRO SETOR (24 h/a)

Professor: GIOIA MATILDE ALBA TUMBIOLO TOSI

Ementa: Políticas públicas; gestão pública; orçamento público; plano plurianual; conselhos de políticas públicas, conselho de fomento, secretarias de governo, tribunais de contas, Ministério público e outros órgãos de controle. Formação de profissionais gestores de Entidades do Terceiro Setor para o relacionamento com a administração pública nos diversos níveis de Governo para a consecução de projetos de interesse social. Identificar a participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas, regulação, financiamento, desenvolvimento e controle social.


Disciplina 3: GESTÃO DE PESSOAS E VOLUNTARIADO NO TERCEIRO SETOR (24 h/a)

Professor: EDSON LINS

Ementa: O trabalho humano nas organizações, recrutamento; seleção; treinamento; capital intelectual & gestão do conhecimento; principais rotinas trabalhistas; qualificação; capacitação; desenvolvimento humano; liderança; trabalho em equipe; voluntariado.


Disciplina 4: GESTÃO ESTRATÉGICA E GOVERNANÇA NO TERCEIRO SETOR (24 h/a)

Professor: PAULO ADLOFF

Ementa: Ferramentas de gestão e princípios de governança; modelos de gestão aplicáveis ao terceiro setor; gestão estratégica e planejamento estratégico aplicados ao Terceiro Setor; e Gestão da Qualidade no Terceiro Setor.


Disciplina 5: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA NO TERCEIRO SETOR (24 h/a)

Professor: FRANCISCO DE ASSIS C. FILHO

Ementa: Princípios da Administração Financeira. Planejamento e acompanhamento orçamentário. Fluxo de Caixa. Contas a pagar. Contas a receber. Custos no Terceiro Setor.


Disciplina 6: GESTÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS NO TERCEIRO SETOR (24 h/a):

Professor: CAROLINA VELOSO MACIEL

Ementa: Captação de recursos financeiros (convênios, contratos, termos de parceria.); Elaboração de Projetos/Plano de trabalho (orçamento do projeto, realização financeira, relatório de cumprimento do objeto, contrapartida e voluntários).


Disciplina 7: METODOLOGIA DA PESQUISA I (12 h/a)

Professor: LEILSON VANDERSON BARBOSA DA SILVA

Ementa: Metodologias como forma de fazer ciência. Da teoria do conhecimento e a epistemologia. Comunicações científicas. Métodos e técnicas de pesquisas. Resenhas, resumos, papel, tópicos, fichamentos. Normas da ABNT: NBR 6023, 10520 e 14724.


Disciplina 8: LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR (24 h/a)

Professor: JOSÉ EDUARDO SABO

Ementa: Características jurídicas das Entidades do Terceiro Setor. Posição constitucional legal. Associações e Fundações. Parcerias, qualificações, títulos, certificados e termos concedidos e/ou prestados pelo Poder Público. Formas de contratualização das entidades do terceiro setor com o Estado: títulos de utilidade pública, certificados de entidades beneficentes de assistência social, qualificação de organização social: contrato de gestão; qualificação de organização da sociedade civil de interesse público: termo de parceria. Organização Social: termo de fomento e termo de colaboração. Fundação de Apoio às Instituições Federais de Ensino Superior. Fundações Partidárias.


Disciplina 9: REGIME TRIBUTÁRIO APLICADO ÀS FUNDAÇÕES, ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES DE INTERESSE SOCIAL. (12 h/a)

Professor: IVAN MALTA

Ementa: Noções introdutórias. Imunidade. Aspectos do art. 150, VI, “c”, da Constituição Federal. Imunidade como regra de delimitação da competência tributária. Destinatários da norma imunizante. Da aplicação integral no País dos recursos na manutenção de objetivos das entidades (inciso II do art. 14 do CTN). Das aplicações financeiras no exterior. Abrangência da imunidade: finalidades essenciais. Abrangência da imunidade: universo dos beneficiários. Fundações de previdência privada e fundações públicas. Aspectos gerais da imunidade recíproca do art. 150, inciso VI, alínea “a”, e dos seus § § 2º e 3º, todos da Constituição Federal. Da aplicação da imunidade recíproca do art. 150, VI, “a”, da Constituição Federal, às empresas públicas e às de economia mista quando prestadoras de serviços stricto sensu. Relação dos impostos abrangidos pela imunidade. Isenção. Classificação e natureza das isenções tributárias. Relação dos impostos e contribuições abrangidos pela imunidade e/ ou isenção. Impostos. Contribuições. Isenção de preços públicos ou tarifas. Emissão de notas fiscais.


Disciplina 10: CONTABILIDADE APLICADA ÀS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR (36 h/a)

Professor: MARCELO MONELLO

Ementa: Aspectos conceituais básicos da contabilidade; normas e legislações aplicáveis (NBC-Ts) às principais transações e eventos econômicos do terceiro setor, incluindo prestação de serviços, benefícios do trabalho voluntário, contratos e termos de parceria, doações e subvenções recebidas, recursos e convênio e outros procedimentos; elaboração das demonstrações contábeis e notas explicativas.


Disciplina 11: PRESTAÇÃO DE CONTAS (36 h/a)

Professor: JOSÉ ANTONIO DE FRANÇA

Ementa: Estrutura da prestação de contas; prestações para órgãos reguladores e fiscalizadores; Prestações de Contas para aportadores de recursos e usuários internos.
Plano de trabalho, Contabilidade, Auditoria, relatório de atividades, obrigações acessórias, obtenção e manutenção de certificados e reconhecimentos, indicadores de desempenho, balanço socioambiental, controle social e GRI
Conceitos e práticas relacionadas à prestação de contas de projetos de interesse social desenvolvidos pelas entidades do terceiro setor nas esferas públicas e privadas para os termos de colaboração e fomento e a manutenção de certificados.


Disciplina 12: AUDITORIA OPERACIONAL E CONTÁBIL EM ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR (24 h/a)

Professor: ARNALDO RIBEIRO

Ementa: Aspectos conceituais da auditoria; principais normas aplicáveis; técnicas e procedimentos de auditoria; elaboração de relatório de auditoria.


Disciplina 13: ÉTICA & RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (24 h/a)

Professor: JOSÉ HENRIQUE D CARNEIRO

Ementa: Ética nas organizações; Código de conduta; Responsabilidade Socioambiental; Empreendedorismo Socioambiental; Marketing Socioambiental; Projetos Socioambientais; Balanço Socioambiental.


Disciplina 14: CONTROLADORIA (24 h/a)

Professor: LUCIVALDO LOURENÇO

Ementa: Aspectos fundamentais da controladoria; sistema empresa e o processo de gestão; a controladoria e o processo de gestão; a controladoria na estratégia; execução e controle; Sistemas Integrados de Gestão (SIG/ERP); Avaliação de Desempenho (Índices financeiros e econômicos, índices de eficiência de gestão, balanced scorecard, etc.).


Disciplina 15: SEMINÁRIOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL (12 h/a)

Professor: A DEFINIR

Ementa: Palestras, painéis, oficinas abordando tópicos contemporâneos aplicáveis ao Terceiro Setor (seminários, workshops e palestras com profissionais do mercado). a serem propostos e escolhidos pelos participantes.


Disciplina 16: METODOLOGIA DA PESQUISA II (12 h/a)

Professor: LEILSON VANDERSON BARBOSA DA SILVA

Ementa: Projeto de pesquisa: tema, problema, objetivos, metodologias, referencial teórico. Artigo Científico, monografia, relatórios e aplicação das normas da ABNT.


Disciplina 17: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC (24 h/a)

Professor: MARINA FIDELIS

Ementa: Após a conclusão e aprovação em todas as disciplinas obrigatórias, os participantes irão realizar um diagnóstico em uma empresa, identificando uma situação problema de forma a propor soluções e alternativas ao problema diagnosticado. Essa metodologia tem como finalidade solidificar o aprendizado dos alunos, os quais posteriormente, irão apresentar a conclusão dos seus trabalhos em um seminário a ser organizado pela coordenação, orientadores e alunos.


Disciplina 18: METODOLOGIA DO ENSIN0 SUPERIOR (OPCIONAL) - (24 h/a)

Professor: A DEFINIR

Ementa: Sistematização dos princípios fundamentais da metodologia e práticas do ensino superior e didática, tendo em vista a atuação do profissional docente como mediador do processo de ensino-aprendizagem na universidade.


Disciplina 19: INTERCÂMBIO ACADÊMICO (OPCIONAL) – (48 h/a)


Nossos Professores


» José Henrique Domingues Carneiro – Coordenador FBC

Disciplina: Ética e Responsabilidade Socioambiental

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8155198259054754

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), Mestre em Engenharia de Produção & Sistemas (UFSC), Especialista em Gestão da Qualidade em Serviços (UNISUL), Administrador (UFSC) e Contabilista. Foi Conselheiro Titular do CRCSC (2010/13), Diretor Técnico e Pedagógico da Fundação dos Administradores de Santa Catarina (Fundasc), Diretor da Fundação Educacional de São José/SC e Assessor de Marketing & Eventos da Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC. Professor de graduação e pós-graduação, empresário, consultor, palestrante e escritor. Tem ampla experiência nas áreas de Educação,Gestão Empresarial, Educação Corporativa,Marketing, Gestão de Pessoas, Liderança, Responsabilidade Socioambiental, Planejamento estratégico e Gestão da Qualidade. Atua principalmente nos segmentos de: educação, tecnologia educacional, capacitação & treinamento, administração condominial, qualidade, marketing, ética & responsabilidade técnica, motivação & liderança, Gestão Pública, sustentabilidade, entre outros. Conferencista e Consultor nas áreas de Motivação & Liderança, Marketing & Vendas, Qualidade Total, Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade.Foi um dos coordenadores do Balanço Socioambiental do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, membro da comissão do Programa Diretrizes Orçamentárias e Aplicação do Recursos (DOAR) - CFC. Foi coordenador do Curso de Ciências Contábeis e do curso de Administração em IES da Grande Florianópolis. É consultor e coordenador Nacional do Programa Gestão & Contabilidade - FBC (DF) e membro da Comissão do Programa Controle e Gestão de Entidades do Terceiro Setor (FBC/MPFDF). É Sócio da Célula Consultoria Educacional e Empresarial. Foi Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Florianópolis. Foi Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis.



» Marco Antonio Granha – Coordenador do curso

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9688302533685286

Mestre em Ciências Contábeis pela UFPE, MBA-Executivo em Gestao Empresarial pelo CEDEPE, Graduado em Ciencias Contabeis pela Universidade Cândido Mendes - RJ. Formação em coaching pessoal, profissional e executivo pela Sociedade Brasileira de Coaching. Empresário contábil, Conselheiro do CRC-PE, Professor e Consultor organizacional credenciado ao SEBRAE com experiência em Controladoria, Gestão Contábil, Financeira, Societária e Tributária.



» José Eduardo Sabo Paes

Disciplina: Legislação Aplicada às Entidades do Terceiro Setor

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0616115870965757

Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Magister en Derecho Comparado - Universidad Complutense de Madrid (1996) e doutorado em Direito Constitucional - Universidad Complutense de Madrid (1997) reconhecido pela UFPE. Atualmente é professor da Universidade Católica de Brasília e procurador de justiça do MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS. Tem experiência na área de Direito Constitucional, Terceiro Setor, Fundações, Direitos Fundamentais individuais e coletivos, Código Civil e Ministério Público. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Direito, Estado, Tributação e Desenvolvimento; Sociedade, Terceiro Setor, Ordem Internacional e Direito; Terceiro Setor e Tributação: parcerias público-privadas, suspensão das imunidades e holdings no Terceiro Setor



» Ivan Paulo Barbosa Malta

Disciplina: Regime Tributário Aplicado às Entidades do Terceiro Setor

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0644990486650104

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Focca - Faculdade de Olinda(2003). Atualmente é PROFESSOR do Centro de Desenvolvimento Pessoal e Empresarial. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. 





» Carolina Veloso Maciel

Disciplina: Gestão de Projetos e Captação de Recursos no Terceiro Setor

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8203230511191763

Possui graduação e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora da Faculdade Nova Roma , Coordenadora dos Cursos de Ciências Contábeis e Coordenadora de Crédito Educativo.Gestora da ONG POUPA MAIS BRASIL e sócia-diretora da Semper Consultoria. Diretora Presidente do Conselho dos Jovens Empresários da Associação Comercial de Pernambuco -ACP/PE. Professora de Gestão Financeira da FGV, no curso de Pós- Graduação em Administração de Empresas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos eixos de ensino, pesquisa e extensão na área de Investimentos, em Educação Financeira, Políticas Públicas em Educação e Terceiro Setor. Atuante na disseminação da Educação Financeira. Coordenadora do Projeto de "Ações de Sustentabilidade Ambiental" do Programa de Voluntariado do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco e instrutora do CRC-PE em Contabilidade para Terceiro Setor. Autora de diversos estudos apresentados em eventos nacionais e internacionais.Consultora na área gerencial e contábil.



» Paulo Roberto Adloff

Disciplina: Gestão Estratégica e Governança no Terceiro Setor

Consultor em demandas de Modelo de Excelência da Gestão, Estrutura Organizacional, Desenvolvimento da Liderança, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios, Gestão do Desempenho, Pesquisa de Satisfação de Clientes, Fidelização de Clientes, Gestão Ambiental em Processos, Indicadores de Desempenho, Treinamento de Equipes, Pesquisa de Clima Organizacional, Plano de Cargos e Salários, Remuneração Variável, Gestão de Processos e Gestão Financeira, desde 2001.
Instrutor em atividades de Planejamento Estratégico, Gestão de Processos, Gestão Estratégica, Pesquisa de Mercado, Indicadores de Desempenho, desde 2003.
Professor em cursos de nível superior ligados à gestão – 2003 e 2015.
Escritor de temas relacionados à gestão em redes sociais – 2017.



» Edson Luiz Lins Cavalcante

Disciplina: Gestão de Pessoas e Voluntariado no Terceiro Setor

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0616115870965757

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis Luiz Mendes (2006). Especialista em Auditoria Contábil e Fiscal pela instituição IESP PB (2008). Atuou como coordenador do curso de administração do Centro de Gestão Técnica de Pernambuco. Professor de curso de graduação e pós-graduação da Faculdade Joaquim Nabuco, FAJOLCA, Faculdade Maurício de Nassau, Faculdade dos Guararapes e GETEC das disciplinas de Contabilidade Introdutória, Contabilidade Geral e de Custos, Mercados Financeiros e de Capitais, Teoria da Contabilidade, Análise das Demonstrações Contábeis, Contabilidade e Orçamento Público, Planejamento Financeiro e Orçamentário, Introdução ao Mercado de Capitais, Contabilidade Societária, Perícia Contábil, Tópicos Integradores, Análise de Custos. Tem experiência na área de RH e Contabilidade desenvolvendo atividades em empresas de grande porte como Grupo Cataguazes Leopoldina, Energisa, Votorantim Cimentos, AmBev, Grupo João Santos e Tim Celular, desenvolvendo atividades de analista e coordenação. 



» José Antonio de França

Disciplina: Prestação de Contas

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7124125130377391

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal - UDF(1979), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasilia - UCB (2014), mestrado em Amministrazione e Controllo pela Università degli Studi di Torino (1997), mestrado em Administração contábil e financeira pela Universidade de Brasília -UnB (2001), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2012) e doutorando em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasilia (UCB). É professor adjunto do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília. Tem experiência em contabilidade corporativa, com ênfase em Contabilidade societária, contabilidade tributária, auditoria, contabilidade do terceiro setor, normas de contabilidade e análise de desempenho. Nos campos de ensino e pesquisa tem se dedicado a pesquisa empírico-teórica quantitativa, teoria da contabilidade, sistema de informações contábeis, relacionamento contabilidade x economia. Orientou e orienta diversos alunos nos cursos de graduação e especialização lato senso. Participou de banca de doutorado como membro avaliador. 



» Arnaldo Antonio Duarte Ribeiro

Disciplina: Auditoria Operacional e Contábil em Entidades do Terceiro Setor

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4181429974562949

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade para o Desenvolvimento de Pernambuco. MBA em Gestão de Ministério Público pela Faculdade de Administração de Pernambuco - FCAP-UPE. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. Técnico Ministerial do Ministério Público de Pernambuco. Conselheiro do Conselho Técnico-Pedagógico da Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco. 



» Francisco de Assis Carlos Filho

Disciplina: Gestão Financeira e Orçamentária no Terceiro Setor

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4520126072404069

Possui graduação em Ciências Contábeis (2005). Especialização em Contabilidade e Auditoria Pública (2006). Mestrado acadêmico em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2014). Atualmente é aluno do Doutorado em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará (UFC). Profissionalmente, destaque para aprovação em 1º lugar em concurso público realizado pelo Ministério da Defesa, quando exerceu o cargo de Contador do Exército durante o período de 2008 a 2012. Em 2013, aprovação em 4º lugar em concurso público realizado pelo Estado de Pernambuco, foi nomeado Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE), com lotação no Campus Mata Sul no curso de Gestão em Logística. Em suas atividades acadêmicas interagiu com mais de 25 parceiros em autorias e/ou co-autorias de trabalhos científicos. Suas áreas de atuação como pesquisador incluem: Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira, Logística, Supply Chain Management e Controladoria. No momento, ênfase para pesquisas em CONTABILIDADE GERENCIAL e LOGÍSTICA. 



» Lucivaldo Lourenço da Silva Filho

Disciplina: Controladoria

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9480079446560534

Mestre em Contabilidade (2014) e Pós graduado em Planejamento Tributário pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010). Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu-FACIG (2008).Tem experiência na área acadêmica e profissional relacionadas a Contabilidade. 



» Leilson Vanderson Barbosa da Silva

Disciplina: Metodologia da Pesquisa

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3332007137269048

Mestre em Ciências Contábeis - UFPE. Contador com registro ativo no CRC/PE. Professor universitário nas seguintes faculdades: Faculdade Nova Roma e Faculdade Anchieta. Ministrou curso para a Superintendência Contábil da ELETROBRÁS. Ministra curso de contabilidade para não contadores. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Tem experiência de 09 anos nas áreas de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis em empresas de Médio e Grande Portes. Atualmente pesquisa principalmente nos seguintes temas: Transparência na gestão pública, Educação Contábil, Contabilidade Socioambiental, Contabilidade Gerencial e Custos.



» Marina Fidelis Jerônimo de Oliveira

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1887528517677020

Bacharela (2013) e Mestre (2016) em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora com experiência de ensino em cursos de Ciências Contábeis e Administração. Atualmente, professora da Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas (Fajolca). Pesquisadora com interesse em Contabilidade para Usuários Externos.




» Rodrigo Vaz de Gomes Bastos

Disciplina: Entidades do Terceiro Setor

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9936159477367679

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Administração Internacional de Empresas (MBA) pela Universidade Politécnica de Madri (2007), mestrado em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Zaragoza (2009) e atualmente é doutorando em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza. Tem experiência na área de Contabilidade e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Ativos Intangíveis, Capital Intelectual, Normas Internacionais de Contabilidade, Análise de Risco e Inadimplência.



» Marcelo R. Monello

Disciplina: Prestação de Contas

Contador, Técnico Contábil e Engenheiro Civil, Especialista em Administração pela PUC-SP, Extensão Universitária – Normas Internacionais de Contabilidade pela PUC-SP, Sócio do Monello Contadores - Escritório Contábil Dom Bosco, empresa especializada em gestão contábil de Entidades do Terceiro Setor a mais de 45 anos - São Paulo e Brasília, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo- COMAS SP - Gestão 2006-2008, Presidente da Conferência Municipal de Assistência Social de São Paulo – 2007, Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRC-SP, Conselheiro Curador da Fundação Jose Silveira – BA, Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor, Conselheiro Consultivo do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo- Sindcont SP, Conselheiro Fiscal do Forúm Nacional de Instituições Filantrópicas – FONIF, Conselheiro do Conselho Estadual de Assistência Social de São Paulo, Vogal da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Professor das disciplinas Contabilidade Societária e Accountability em Projetos Sociais do Curso de Pós Graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professor no curso de Gestão para Organizações do 3º Setor do PEC- FGV – Programa de Educação Continuada da Fundação Getulio Vargas, Coordenador do Fórum municipal de Entidades Beneficentes de Assistência Social de São Paulo – FEBAS, Membro Fórum Nacional de Entidades Beneficentes de Assistência Social, Coordenador do Curso de Contabilidade, Administração e Direito da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional SP, Membro do Grupo de Estudo do Terceiro Setor e Demais Entidades do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Coordenador Estadual do Programa Nacional do Voluntariado da Classe Contábil do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Coordenador da Comissão CRC Social do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo -CRC-SP.



» Gioia Matilde Alba Tumbiolo Tosi

Disciplina: Gestão de Políticas Públicas para o Terceiro Setor

Possui graduação em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (1979) e especialização em Educação Fiscal e Cidadania pela Escola de Administração Fazendária (2010). Mestre em Gestao de Polticas Publicas pela EACH-USP (2016). Atualmente é analista tributaria - Receita Federal do Brasil e é responsável pelo Programa Nacional de Educação Fiscal no Estado de São Paulo. Tem experiência na área tributaria e de educação fiscal, atuando principalmente nos seguintes temas: conselhos municipais de politicas publicas, controle social, participação popular e democracia, financiamento de políticas públicas.



Horário das aulas


Disciplinas de 12h:

Sexta das 18:00 às 22:00 horas

Sábado das 09:00 às 19:00 horas


Disciplinas de 24h (em 1 final de semana):

Sexta das 09:00 às 19:00 horas

Sábado das 09:00 às 19:00 horas

Domingo das 09:00 às 16:00 horas


Disciplinas de 24h (em 2 finais de semana):

Sexta das 18:00 às 22:00 horas

Sábado das 09:00 às 18:00 horas


Disciplinas de 36h (será em 2 finais de semana):

1º final de semana

Sexta das 09:00 às 19:00 horas

Sábado das 09:00 às 19:00 horas

Domingo das 09:00 às 16:00 horas

2º final de semana

Sexta das 18:00 às 22:00 horas

Sábado das 09:00 às 19:00 horas


Clique aqui para baixar o Calendário com todas as datas


Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC


A Fundação

A FBC é uma entidade de natureza cultural com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos e está estabelecida no Setor de Indústria Gráfica, Quadra 01, Lotes 495/505/515, Salão 01, 4º andar - Edifício Barão do Rio Branco - Brasília-DF

No cumprimento de sua finalidade, a FBC poderá atuar diretamente ou através de convênios com entidades públicas e privadas em nível nacional e internacional. Com os seguintes objetivos:

» Promover e subsidiar programas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão na área da contabilidade;

» Estimular e coordenar a produção científica na área contábil através de publicações de livros, revistas e periódicos;

» Promover estudos e análises técnicas de segmentos econômicos e sociais em demonstrações contábeis para divulgação à sociedade brasileira;

» Exercer e divulgar outras atividades que signifiquem contribuição para o desenvolvimento técnico, científico, cultural e de promoção da contabilidade;

» Realizar concursos públicos;

» Desenvolve e participa de projetos, eventos nacionais e internacionais que tenham como escopo a contabilidade e o seu exercício profissional;

» Auxilia e presta serviços de planejamento, administração e realização de eventos de interesse da profissão contábil;

» Elabora e aplica provas de exames de apuração de capacidade técnica profissional (Exame de Suficiência);

Site: http://www.fbc.org.br/


Conselho Regional de Contabilidade - PE


O Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE) é uma Autarquia Pública Federal Especial que compõe o sistema nacional de registro e fiscalização da profissão contábil, instituído pelo Decreto-lei nº. 9.295/46, com alterações da Lei nº 12.249/10. Todas as ações do sistema, bem como sua estrutura organizacional, são deliberadas e autorizadas por leis e resoluções aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A missão do CRCPE é regulamentar e fiscalizar a profissão contábil em Pernambuco. Tem como objetivo proteger a sociedade e zelar pela categoria contábil.

A representatividade do CRCPE foi conquistada através dos anos. Desde a sua fundação, manteve sua postura ética e comprometida com a evolução da categoria. O resultado foi a consolidação de uma trajetória de conquistas e realizações. Confira abaixo a evolução do CRCPE.

Site: http://www.crcpe.org.br/


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